domingo, 30 de dezembro de 2012

Antes de começar- o que devemos usar?


 

Escolher o que vamos calçar para dançar faz uma grande diferença depois Portanto, vão algumas dicas:











  Sapatilhas de meia ponta

       Existem muitos modelos e marcas por aí. Infelizmente, as melhores são as mais caras. E, sim, faz diferença usar uma boa sapatilha, mesmo que de meia ponta.

      A mais barata do mercado é a sapatilha de sola inteira. Muita gente se adapta bem a ela, mas algumas reclamam que as costuras da sola incomodam. 

       Mas há uma solução! As sapatilhas de solas separadas, que causam menos incômodo com a costura e são mais flexíveis.

    









        Melhor ainda se puder investir num modelo profissional, que tem a parte central da sola em lycra, deixando a sapatilha ainda mais molinha e confortável (a que eu uso, e muito boa)





Importante: evite os modelos confeccionados em napa. Estragam fácil, fácil e ainda dão chulé! O melhor é adquirir um modelo em lona ou em couro (esse dura mais, claro!).

Para quem faz jazz, tem modelos diferenciados, que ganham um design menos clássico e um saltinho. Eu particularmente adoro o salto das sapatilhas de jazz, adoro a forma como elas se moldam aos pés, dando mais conforto que a sapatilha de meia ponta. Eu acho muito confortável.





Também há nessa linha jazz os modelos de sola inteira e sola separada (essas com a lycra aplicada no arco dos pés, assim como nas sapatilhas de meia ponta profissionais, mais confortáveis e flexíveis).


Sapatilhas de ponta
       Acho que não preciso falar muito por que já tem outros post sobre a ponta e a ponteira então quem quiser ver  é só ir em postagem mais antiga. È claro, um recadinho não esqueça da ponteira e qualquer coisa bota esparadrapo! kkkkkkkkkk






Sapatos

         Para dança de salão e danças vintage, existem inúmeros modelos fofos e confortáveis. Aí o jeito é calca-los e sentir na pele qual o que melhor para vocês. Saltos mais largos e menos altos, obviamente, dão melhor sustentação, causam menos dores no arco dos pés com um grande tempo de uso contínuo.... Mas buscando sempre marcas conhecidas, específicas para dança, difícil errar!

          Já para tap ... tem sapatos adequados que só serve para o sapateado e que deve ser usado nas aulas (tem um post bem mais para trás falando do tap)





     Há e além do mais existe flamengo e os sapatos são bem parecidos nada de confundir os dois.Só para garantir que fique clara a diferença, o tap o que faz o som não são preguinhos, como no flamenco, e sim uma placa. Olha a diferença, olha a foto tem um preguinhos:


                                        



Pezinhos descalços

   Ah, ok, você faz dança afro, dança do ventre, dança indiana ou qualquer outra modalidade onde é mais comum dançar descalça? Em sala de aula, ao menos, vc pode usar algo para garantir seu conforto nos treinos. Se não quer adotar a boa e velha sapatilha de meia ponta, vai a dica: use aranha. 







Ela deixa os pés praticamente nus, mas garante que a parte dos pés que mais sofre nos giros se mantenha protegida. Ah, sim, e tem muita gente que já adota a aranha para usar mesmo em performances. Na dança contemporânea e na dança afro, por exemplo, é bem comum ver os bailarinos utilizando-as (eu já vi gente usando em apresentações).

Tênis pra dançar

           Sim, sim, já é possível usar tênis na prática da dança. No caso das aulas e ensaios, serve bem à várias modalidades, como street dance, jazz, dança afro... O uso do tênis diminui o impacto durante os saltos e preserva nossos joelhos!

      E não precisa ficar desanimada achando que por usar um tênis vai perder a flexibilidade dos pés. Eles são feitos mesmo para dança, ou seja, têm a parte do arco dos pés sem sola, são bem moles!Os pés e joelhos agradecem no fim do dia!
Quais vocês  usam?
Ass.: Giovanna 

Um comentário: